terça-feira, 4 de setembro de 2012

ARTAXIAS II (34 - 20 a.C.)




[Imagem ALT: Uma gravura da cabeça de um homem jovem, com um rosto oval e um nariz forte, e um olhar suave, mas também bastante fraco para ele.  Ele está vestindo um cocar agachamento elaborado ligeiramente cônico com um par de lóbulos estendendo-se ao longo dos retalhos nuca e vários mais, aparentemente, concebidos como fixadores, enrolando em torno dele.  É uma interpretação de um retrato de Artavazd II, rei da Armênia, um detalhe de uma moeda contemporânea.]
Artavasdes II, pai
de Artaxias II
Artaxias II (também conhecido Artashes II) foi um rei da Armênia, o filho mais velho de Artavasdes II, que reinou de 34 a 20 a.C. Em armênio seu nome é Արտաշես Երկրորդ (Artashes Yerkrord). Ele subiu ao trono quando seu pai foi preso e executado por Marco Antônio, autoridade romana no Oriente, e depois de ele mesmo batalhar contra os romanos foi forçado a fugir para a Pártia. Nessa ocasião, Marco Antônio e a rainha Cleópatra VII do Egito tinham o controle da Armênia e nomearam formalmente seu filho Alexandre Hélios, ainda uma criança, como o novo rei armênio. No entanto, o rei-infante não pode assumir o trono ante a oposição contínua do reino parto e Antônio estava por demais ocupado na guerra civil romana enfrentando César Otávio (o futuro imperador Augusto) para fazer valer os "direitos" de seu filho. Após a derrota de Antônio e Cleópatra para Otávio em 31 a.C., o poder romano na Armênia se enfraquece. 
Roman legionary grave, ancient Artashat
Sepultura de um legionário
romano em Artaxata, antiga
capital da Armênia
Com o apoio dos partos, Artaxias II voltou a Armênia e com sucesso fez guerra contra o rei Artavasdes I da Media Atropatene, um inimigo de seu pai. Ele também executou todos os romanos que foram encontrados dentro de suas fronteiras. Possivelmente como consequência dessa ação, quando Artaxias II enviou emissários a Roma para tentar garantir a libertação de seus parentes que estavam ali em cativeiro, o imperador Augusto recusou seu pedido. Em 20 a.C., os armênios, enviaram mensageiros a Augusto para dizer-lhe que não queriam mais Artaxias como seu rei, e pediram que seu irmão Tigranes III (então sob custódia romana) fosse instalado em seu lugar. Augusto, interessado na primazia romana sobre a Armênia através de um leal rei nativo, prontamente concordou, e enviou um grande exército sob o comando de Tibério para depor Artaxias. Antes de sua chegada, no entanto, Artaxias foi assassinado por alguns de seus outros parentes, e os romanos colocaram Tigranes III no trono sem oposição.

FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Artaxias_II
http://fr.wikipedia.org/wiki/Artaxias_II
http://penelope.uchicago.edu/Thayer/E/Gazetteer/Places/Asia/Armenia/_Texts/KURARM/14*.html
http://www.panoramio.com/photo/23311681

Nenhum comentário:

Postar um comentário