quarta-feira, 26 de setembro de 2012

VONONES I (12 – 16 d.C.)

Vonones I foi um rei dos partos (8-12) e governante da Armênia (12-16). Seu nome em persa é Vernon (ونون یکم) e aparece em suas moedas em grego como Onones (ΟΝΩΝΗΣ). Filho mais velho de Fraates IV, Vonones foi rei dos partos após o assassinato do rei Orodes III, mas disputou o reino com Artabano II e foi deposto. Ele governou a Armênia sob o protetorado romano como rei nominal. O rei Fraates IV da Pártia tinha vários filhos legítimos, dos quais Vonones era o mais velho, e uma concubina italiana de nome Musa (ou Thermusa), presente do imperador romano Augusto. Fraates e Musa tinham um filho, Fraataces (futuro rei Fraates V), e Musa, querendo que seu filho sucedesse o pai, convenceu Fraates IV a enviar seus filhos legítimos como reféns para Roma. Fraataces, porém, não quis esperar a morte do pai, e, com ajuda da mãe, o assassinou, tomando a mãe por amante em seguida. Os partos, indignados pelo parricídio e pelo incesto, os expulsaram.
Moeda de Ecbátana com a efígie de Vonones I
Para governá-los, a nobreza parta precisava de um descendente de Ársaces I, o fundador da dinastia reinante (os Arsácidas), e eles escolheram Orodes III, porém este era muito cruel e foi assassinado. Em seguida, chamaram de Roma a Vonones, mas rapidamente mudaram de ideia, não querendo ser governados por alguém que foi "escravo" dos romanos (pois os partos chamavam os reféns de escravos). A educação romana que Vonones recebeu o tornou inepto aos olhos de seu povo além do descontentamento que tinham de seu rigoroso controle orçamental. Os nobres partos descontentes com Vonones convidaram Artabano II, que também um era descendente de Ársaces, para ser seu rei.
Moeda de Selêucia com a efígie de Vonones I
Houve guerra entre as duas facções e, inicialmente, a maioria dos partos estava com Vonones, que derrotou Artabano, que fugiu para as montanhas da Média. Mais tarde, Artabano reuniu um grande exército, e derrotou Vonones, que fugiu para a Armênia onde foi feito rei em substituição a Tigranes V. Curto foi o reinado de Vonones (de 12 a 16 d.C.), pois o rei Artabano II exigiu sua deposição, e como o imperador Tibério não queria começar uma guerra com os partos fez com que Vonones fosse enviado a Silano, governador da Síria, e a Armênia foi governada por Orodes, filho de Artabano II. Na Síria, Vonones foi mantido em custódia, embora em um estilo real. Mais tarde, ele foi transferido para Cilícia e quando ele tentou fugir em cerca de 19 d.C., ele foi morto por seus guardas.

FONTES:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vonones_I
http://www.iranicaonline.org/articles/arsacids-index
http://en.wikipedia.org/wiki/Vonones_I_of_Parthia
http://sitemaker.umich.edu/mladjov/files/armenian-rulers3.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário