sexta-feira, 19 de outubro de 2012

MITRÍDATES I (35 – 37 e 41 - 51 d.C.)

Mitrídates (Mihrdat) da Ibéria Caucasiana foi um rei da Armênia sob protetorado romano. Mitrídates reinou de 35 a 37 depois entre 41 e 51 d.C. Mitrídates era irmão do Farasmanes I (Pharsman I), rei da Ibéria do Cáucaso (atual Geórgia). Segundo Tácito, historiador romano, Mitrídates casou-se com sua sobrinha, filha de Farasmanes I da Ibéria, da qual nasceram Zenóbia, que se casou com Radamisto, sobrinho de Mitrídates e filho de Farasmanes, e um outro filho de nome desconhecido que foi morto por Radamisto.Enquanto o reinado de Artaxias III Zenon foi marcado por um período de estabilidade sob protetorado romano, a instabilidade dinástica recomeça com sua morte (34 d.C.). Tal instabilidade foi, obviamente, devido ao regime feudal armênio, onde as grandes famílias se posicionam a favor de um ou o outro pretendente ao trono, de acordo com a orientação pró-romana ou pró-parta, e de certa forma se beneficiam com essa anarquia. Após a morte de Zenon, o rei parto Artabano II impõe aos armênios como rei seu filho mais velho, Arsaces, colidindo com a política de Roma que exerce um protetorado sobre a Armênia desde c. 65 a.C. O imperador romano Tibério se vale então de Mitrídates, irmão do rei da Ibéria, Farasmanes I, aliado de Roma. Na corte armênia, o partido romano envenenou Arsaces. Isso resultou num curto período de guerra, durante o qual os romanos suscitam a invasão da Armênia pelas forças do reino da Ibéria.
A Ibéria Caucasiana, terra natal de Mitrídates
Artabano envia para a Armênia a Orodes, outro filho seu que já se sentara no trono armênio entre 16 e 18 d.C. Em contrapartida, Farasmanes chama em seu auxílio mercenários albânios e sármatas. As tropas de Orodes são postas em fuga, depois que seu líder foi ferido. Enquanto isso, Lúcio Vitélio, legado romano (general) da Síria leva as legiões romanas para além do rio Eufrates, entrando em território parto, onde eles se movem sem encontrar qualquer oposição real. Para superar esta crise, Mitrídates se instalou firmemente no trono da Armênia e Artabano II está prestes a perder o seu uma vez que os nobres partos se revoltaram contra ele. Artabano se refugia em Adiabene com o rei Izates II, teoricamente vassalo da Armênia. Após a morte de Tibério (março de 37), Calígula, muda o rumo da política romana para os armênios. Sem razão conhecida, o novo imperador convocou Mitrídates a Roma e o depõe de sua realeza. Artabano II retorna à Pártia para recuperar seu trono com o apoio do rei de Adiabene e aproveita a oportunidade para reocupar a Armênia onde instala o sátrapa (governador) Demonax. Adiabene também a oportunidade para afirmar mais autonomia em relação à Armênia. Assim, os romanos perdem a Armênia após anos de lutas diplomáticas e militares.
File:Garni Village.JPG
Garni, Armênia
O imperador romano Cláudio corrige o erro de Calígula. Por volta do ano 41, ele reenvia Mitrídates à Armênia que, com a força conjunta das tropas romanas com as de seu irmão Farasmanes, reconquistou o país sem resistência dos armênios após a expulsão de Demonax. Para assegurar o protetorado romano na região, uma guarnição romana mudou-se para Gornae (provavelmente Garni, perto de Yerevan). Mitrídates retornava assim a um segundo reinado na Armênia. Porém, em 51, Farasmanes I trama contra seu irmão Mitrídates para substituí-lo no trono da Armênia por seu filho, Radamisto, que além de sobrinho era genro de Mitrídates. O rei armênio busca a proteção da guarnição romana em Gornae, mas o comandante da guarnição, Célio Polio, é subornado por Radamisto. Por iniciativa do Polio, Mitrídates deixa a fortaleza para uma entrevista com o sobrinho. Imediatamente Radamisto ataca e Mitrídates é preso por seus guardas. Pouco tempo depois, Radamisto elimina Mitrídates e seu filho de nome desconhecido (descumprindo o que havia prometido a Mitrídates). Assim Radamisto da Ibéria assume o trono Armênio através de um golpe de estado.

FONTES:
http://sitemaker.umich.edu/mladjov/files/armenian-rulers3.pdf
http://fr.wikipedia.org/wiki/Mithridate_d%27Arm%C3%A9nie
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Garni_Village.JPG
http://alvor-silves.blogspot.com.br/2010/11/antonio-galvao-1.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário