segunda-feira, 12 de novembro de 2012

TIGRANES VI (60 – 63 d.C.)

Tigranes VI, também conhecido como Tigran VI ou por seu nome romano Caio Júlio Tigranes (Gaius Julius Tigranes; em grego: Γαίος Ιούλιος Τιγράνης [Gaíos Ioúlios Tigránes]; em armênio: Տիգրան [Tigran]), nascido antes de 25 e falecido depois de 68 d.C., foi um príncipe da dinastia herodiana (família que governou a Judéia) e serviu como um rei cliente de Roma sobre a Armênia no século I. Embora, fosse originariamente um príncipe judeu, Tigranes tinha além da ascendência judaica, ascendência nabateia, edomita, grega, armênia e persa. Ele era filho de Caio Júlio Alexandre, neto do rei judeu Herodes, o Grande, com uma mulher de nome desconhecido, mas de origem na nobreza armênia. Seu avô paterno era um príncipe da Judéia, Alexandre, filho do rei da Judéia, Herodes, o Grande, e sua esposa Mariamne. Sua avó paterna era Glafira, uma princesa da Capadócia, de ascendência grega, armênia e persa, filha do rei Arquelau da Capadócia e sua mãe era uma princesa da Armênia, de nome desconhecido, possivelmente relacionada dinastia artaxíada, que governara o país por anos. O nome Tigranes é um reflexo de sua linhagem armênia e helênica. O nome Tigranes era o nome real mais comum na dinastia dos Artaxíadas e foi um dos nomes mais antigos dos reis armênios. Josefo, historiador judeu, afirma que sua linha ancestral tinha sido de reis da Armênia. Tal como o seu pai e seu tio paterno, Tigranes era um apóstata do judaísmo. Não é atestado que Tigranes tenha tentado exercer influência na política da Judeia  onde sua família governa sob a tutela de Roma.
Moeda com a efígie de Tigranes VI
Pouco se sabe sobre a vida de Tigranes antes de se tornar rei da Armênia. Tigranes foi criado em Roma. Sua longa permanência em Roma o tornou muito acomodado. Tigranes se casou com Opgalli, que era uma mulher da Frígia, que pode ter sido uma judia helênica. Sua esposa só é conhecida através da evidência numismática do seu reinado. Seu título real está em grego ΒΑΣ ΟΠΓΑΛΛΥ (BAS OPGALLY) que significa rainha Opgalli. Opgalli deu Tigranes pelo menos dois filhos conhecidos: um filho, Caio Júlio Alexandre, e filha uma filha, Júlia. Tigranes e seus filhos foram os últimos descendentes reais dos reis da Capadócia. A Armênia passava por um conturbado período onde o Império Romano e o Império Parto lutavam para impor um rei aos armênios de acordo com seus interesses. Na primavera de 58, vindo da Capadócia, o general romano Cneu Domício Corbulo entrou na Armênia com seu exército e avançou em direção a Artaxata, capital armênia, enquanto o rei Farasmanes I da Ibéria atacou a partir do norte e o rei Antíoco IV de Comagene atacou desde o sudoeste. Tiridates I, rei armênio de origem parta, fugiu da capital, a qual Corbulo incendiou. No verão daquele ano, Corbulo avançou para Tigranocerta e chegando na cidade, essa lhe abriu as portas; apenas uma cidadela resistiu. A maioria dos armênios tinha abandonado a resistência e estava disposta a aceitar um príncipe dado por Roma.
Corbulo
Em 58, o imperador romano Nero coroou Tigranes VI em Roma como rei da Armênia. Nero tinha dado a Tigranes uma guarda de 1000 legionários, três coortes auxiliares e duas alas de cavalos foram concedidas a ele, a fim de defender e proteger a Armênia. Ao mesmo tempo, seu filho Alexandre casou-se Julia Iotapa, filha do rei Antíoco IV de Comagene em Roma. Nero coroou Alexandre e Iotapa como reis vassalos de Cetis, uma pequena região da Cilícia, que antes era governada por Antíoco IV. Tigranes VI invadiu Adiabene, um vizinho e pequeno estado vassalo dos partos, e depôs Monobazes seu rei. Vologases I da Pártia considerou isto como um ato de agressão de Roma. Ele atacou a Armênia e sitiou Tigranocerta. Eventualmente os partos assinaram um tratado com Corbulo para reinstalar Tiridates I como rei da Armênia, tendo que ir a Roma para ser coroado por Nero. Em 63 Tigranes VI teve que renunciar a sua coroa. A evidência histórica e numismática mostra que Nero planejava restaurar Tigranes ao trono armênio, porém o plano Nero para Tigranes e a Armênia se desfez com a eclosão da primeira guerra judaico-romana em 66. O destino de Tigranes VI não é conhecido. Sua cunhagem sobreviveu ao seu reinado. Seu título real está em grego ΒΑΣΙΛΕΩΣ ΤΙΓΡΑΝΟΥ ΜΕΓΑΛΟΥ que significa de Tigranes, grande rei. A cunhagem sobrevivente é um reflexo de sua ascendência helênica e armênia e é prova de que ele abandonou suas conexões com os judeus.
Moeda do reinado de Tigranes VI

FONTES:
FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Tigranes_VI_of_Armenia
http://sitemaker.umich.edu/mladjov/files/armenian-rulers3.pdf
http://en.wikipedia.org/wiki/Roman-Parthian_War_of_58%E2%80%9363
http://www.acsearch.info/record.html?id=460432
http://www.cngcoins.com/Coin.aspx?CoinID=168965

2 comentários:

  1. Tigranes VI foi casado com Salomé, a filha de Herodíade e Filipe de Roma, filho do rei Herodes o Grande. Herodíade casou em segundas núpcias com Herodes Antipas também filho de Herodes o Grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com todo respeito, discordo. A mulher de Tigranes VI foi Opgalli. A Salomé a qual você se refere casou-se com Filipe, tetrarca da Ituréia, e depois casou-se com Aristóbulo de Calcis, conforme narra Josefo em "Antiguidades Judaicas"

      Excluir