segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

BAKUR (161 – 164 d.C.)

Bakur, também conhecido como Pacoro ou Aurélio Pacoro (em armênio Bakur [Բակուր], latinizado para Bacurius ou Aurelius Pacorus; grego: Αύρήλιος Πάκορος) foi um príncipe parta que serviu como um dos reis da Armênia no século II entre os anos 161 e 164. Não se sabe muito sobre a vida e as origens de Bakur. Ele era um membro da família real parta, os Arsácidas, sendo também conhecido a partir de uma inscrição funerária em grego encontrada em Roma onde consta uma dedicação dele em honrar a memória de seu irmão Aurélio Merithates. Na inscrição dedicatória de Bakur ele se descreve como Aurélio Pacoro, rei da Grande Armênia (Αύρήλιος Πάκορος βασιλεύς μεγάλης Άρμενίας).
Busto de Lúcio Vero, imperador romano que deu cidadania romana
a Bakur e depois o destronou da Armênia
A partir da inscrição, é evidente que o irmão de Bakur viveu e morreu em Roma. A inscrição também mostra que Bakur viveu por um tempo em Roma e tinha amigos na capital imperial. O nome latino Aurelius indica uma estreita ligação com a casa imperial romana da dinastia nerva-antonina. Em algum ponto Bakur e seu irmão receberam a cidadania romana de um imperador desta dinastia, talvez de Lúcio Vero, antes ou depois do governo de Bakur na Armênia. Bakur é conhecido por ter governado a Armênia no segundo século e é o único Bakur a ser nomeado rei da Armênia por uma decisão do rei da Pártia que foi removido por Lúcio Vero. 
File:Coin of Vologases IV of Parthia.jpg
Moeda parta com a efígie do rei Vologases IV que fez de Bakur rei da Armênia
Durante a Guerra Parto-Romana de 161-166, o rei parto Vologases IV em 161/162 entrou no reino da Armênia e expulsou o rei Soemo, um vassalo de Roma. Vologases IV instalou Bakur como um rei vassalo dos partos na Armênia. Bakur serviu como um rei armênio de 161/162 até 163/164, quando Lúcio Vero chegou com o exército romano na Armênia. Bakur foi destronado pelos romanos quando capturaram a Armênia e sua capital. Depois que Bakur foi destronado, Soemo foi reinstalado na realeza armênia. O destino de Bakur é desconhecido, no entanto, ele pode ter sido levado a Roma por Lúcio Vero para aí viver num exílio honroso.

FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Bakur
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Coin_of_Vologases_IV_of_Parthia.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário