quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

KHOSROV III ( 330 – 339 d.C.)

Khosrov III, o Pequeno (em armênio Խոսրով Գ Կոտակ, Khosrov III Kotak; Kotak significa pequeno),  foi um rei armênio governando entre os anos 330-339. Khosrov era membro da Casa dos Arsácidas, dinastia parta que governara o Império Parto e a governava a Armênia desde 54 d.C. Porém, tinha ancestralidade armênia, persa, grega, meda e sármata devido aos diversos casamentos de seus antecessores com princesas de várias nações. Ele era filho e sucessor do rei Tiridates III e da rainha Ashkhen. Sua tia paterna foi a princesa Khosrovidukht; sua irmã era a princesa Salomé e tinha uma irmã de nome desconhecido que se casou com Husik I, santo e líder da Igreja Apostólica Armênia. Khosrov teve três filhos: Tigranes VII, que o sucedeu; Varazdoukht, princesa que se casou com Papas (Pap), o primeiro filho do catholicos Husik I; Bambish, que se casou com At'anaganes, o segundo filho de Husik I de cuja união tiveram Nerses, que se tornaria um futuro catholicos da Armênia. A Armênia foi o primeiro Estado a declarar o cristianismo como religião oficial o que ocorreu com Tiridates III, pai de Khosrov III. Apesar de um árduo confronto com as seculares crenças pagãs dos armênios, a Igreja Apostólica Armênia prevaleceu influindo cada vez mais nas esferas governamentais.
Monastério de Khor Virap com o monte Ararate ao fundo:
 imponente testemunho do cristianismo armênio
Khosrov recebeu o epíteto Kotak (“pequeno”) porque ele era um homem de baixa estatura. A Khosrov III faltava o vigor físico e moral de seu pai, sendo ainda muito discreto e diplomático. Não obstante, ele foi apoiado por São Vrtanes I, importante líder da Igreja Armênia. A Armênia sob seu governo teve um período de prosperidade. Ele fundou um campo de caça e a cidade de Dvin, que mais tarde tornou-se a capital da Armênia. A Armênia, que vivera anos sob a disputa entre o Império Romano e o Império Parto, chegava ao reinado de Khosrov III sob tutela de Roma embora governado por uma dinastia parta (os Arsácidas). Porém, os partos foram derrotados e seu império caiu diante dos persas comandados pelos reis da dinastia dos Sassânidas que lutavam não apenas pela independência, mas pela restauração do antigo esplendor Império Persa sob a dinastia dos Aquemênidas.
Ficheiro:Caucasus 300 map alt de.png
A Armênia quando da ascensão de Khosrov III em 330 d.C.
Durante o reinado de Khosrov, dois generais, Vache Mamikonian e Vahan Amatuni, distinguiram-se por sua bravura em combate, muitas vezes chegando a ajudar o rei. Durante estes anos, os sentimentos pró-sassânida e anti-Mamikonian cresceram na Armênia fazendo surgir um sentimento anti-romano. A facção pró-sassânida ganhou popularidade ao ponto de ser bem sucedida em assassinar Aristaces I, líder da Igreja Armênia, segundo filho de Gregório, o Iluminador. O rei sassânida Sapor II da Pérsia invadiu a Armênia duas vezes e conseguiu ganhar algum território. Vache Mamikonian foi morto nessas batalhas e mais tarde foi canonizado pela Igreja Apostólica Armênia por seu sacrifício. Khosrov morreu em 339 e foi sucedido por seu filho Tigranes VII (Tiran).

FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Khosrov_III_the_Small
http://www.locatravel.am/images/Sight/Sev%20(3).jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/8f/Caucasus_300_map_alt_de.png/771px-Caucasus_300_map_alt_de.png
http://peopleofar.files.wordpress.com/2012/05/khor-virap.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário