sábado, 9 de fevereiro de 2013

VOLOGESES I (117 – 144 d.C.)

Vologeses I da Armênia foi uma rei arsácida armênio que reinou de 116/117 a cerca de 138. Vologeses ou Vologases (Valarsh em armênio, Valagash em parto), filho de Sanatruk (ou Sanastroces) era um jovem príncipe arsácida. Seu pai Sanatruk pode ser o mesmo que o rei Sanatruces ou Sanadrug que reinara sobre a Armênia entre 88 e 110 d.C.

Prelúdio Histórico
Com a derrota do rei Tigranes, o Grande, para os romanos em 66 a.C., a Armênia perdeu sua independência se tornando um estado satélite ora do Império Romano ora do Império Parto. A dinastia dos Artaxíadas caiu em 2 d.C. e seguiu-se um período de cerca de 60 anos no qual a Armênia foi governada por príncipes de várias casas dinásticas do Oriente Médio até que por fim o rei Tiridates I, da família dos Arsácidas, que governava o Império Parto, se sentou no trono armênio com a aprovação de Roma e sob sua tutela (63 d.C.). Porém, os reis partos começaram a interferir diretamente na sucessão do trono armênio, o que foi encarado como uma declaração de guerra a Roma. Em 114, o imperador romano Trajano depôs o rei arsácida Partamasires e transformou a Armênia numa província romana.
O Império Romano em 117 d.C. onde a Armênia aparece como um província


Guerra e Paz
Vologeses, com o apoio dos partos, em 116 toma a frente da revolta dos armênios contra Roma. Quando Adriano, sucessor de Trajano, concluiu um acordo com os partos, fixando as fronteiras dos dois impérios no rio Eufrates, Vologeses é definitivamente reconhecido por Roma como um rei vassalo da Armênia e Sofene em 130. Na historiografia tradicional armênia Vologeses deixou a reputação de ter sido um grande construtor. Seria fundador de uma nova capital (Valarshapat), em Dyrarat, próxima a Artaxata, a antiga capital. É hoje a moderna cidade de Ejmiatsin na Armênia, uma cidade sagrada do cristianismo armênio. Ele também teria fundado Valarshavan em Basean (Phasiane), e presume-se que é também foi criador de Valarshakert (Vologesocerta) em Bagrévand. Não se sabe se o rei da Armênia apoiou um dos dois reis partos contemporâneos Cosroes I e Vologeses III, que na época competiam pelo governo do Império Parto, sendo certo que ficou sob a tutela romana garantindo assim sua permanência no trono.
Файл:Vagharshapat city.jpg
Cidade de Ejmiatsin na Armênia: antiga  Valarshapat, capital de Vologeses I
Em 136, Vologeses envia uma embaixada a Roma para se queixar da falta de ajuda de Farasmanes II, rei da Ibéria Caucasiana e também subordinado a Roma, quando os alanos (povo iraniano aparentado com os sármatas) invadiram e devastaram o sul do Cáucaso, a Armênia, a Média, e até a mesmo a Capadócia. Vologeses deve concordar em pagar um tributo para a retirada dos invasores. O reinado de Vologeses na Armênia termina logo após o advento (138 d.C.) do imperador Antonino Pio em 144. O historiador Cyrille Toumanoff atribui a Vologeses I uma filha chamada Ghadana, esposa do rei Farasmanes II da Ibéria e regente em nome de seu filho menor. Mais recentemente, uma descoberta epigráfica do segundo século menciona "a rainha Drakontis filha do rei Vologaises da Armênia esposa do rei da Ibéria, Amazaspos". Vologeses foi sucedido por Soemo no trono armênio.
FONTES:
http://fr.wikipedia.org/wiki/Volog%C3%A8se_Ier_d%27Arm%C3%A9nie
http://ru.wikipedia.org/wiki/%D0%A4%D0%B0%D0%B9%D0%BB:Vagharshapat_city.jpg
http://en.wikipedia.org/wiki/Vagharshapat,_Armenia

Nenhum comentário:

Postar um comentário