domingo, 24 de março de 2013

ARSACES III E VOLOGESES III (378 – 389 d.C.)

A statuete from ancient Armenia capital Artashat, 2-1 BC
Estátua dos séculos II e I a.C. proveniente de
 Artashat, a antiga capital armênia, que evidencia
a influência greco-romana na região
Irmãos e Reis
Arsaces III (em armênio Արշակ Գ, Arshak III) e Vologeses III (também conhecido como Vologases III; em armênio Vagharsh [Վաղարշ] III) foram reis da dinastia dos Arsácidas que governaram conjuntamente a Armênia de 378 até 386 tendo Arsaces III governado até 389. Eles eram filhos do rei Pap (370 – 374) com sua esposa, a nobre armênia Zarmandukht. Arsaces era o primogênito. Seus avós conhecidos são os reis Arsaces II (350 – 368) e sua esposa Pharantzem. Eles nasceram em uma data desconhecida no reinado de seu pai e foram criados na Armênia. Depois do assassinato de Pap em 374, sendo seus filhos jovens demais para governar, o imperador romano Valente estabeleceu a Varazdat (Varasdates), sobrinho do rei falecido, para ocupar o trono armênio. Seu primo, que era um jovem muito conhecido por seus dotes físicos e mentais, vivera em Roma. Varazdat começou a governar sob a regência do nobre Musel Mamikonian, cuja família era pró-romana. Em 378, após turbulentos quatro anos de reinado, Varazdat é derrubado pela insurreição do nobre Manuel Mamikonian, comandante do exército, e irmão de Musel Mamikonian, a quem Varazdat mandara assassinar. Manuel, enfurecido contra o rei, com uma força militar expulsou a Varazdat da Armênia de volta para Roma. Manuel levantou a Arsaces III e Vologeses III ao trono como correis da Armênia, sob a regência nominal de sua mãe, Zarmandukht.

Manuel, o Regente
Ancient Armenia Goddess Anahit gold mask
Máscara de ouro da
deusa armênia Anahit 
Para acabar com a anarquia política no país, Manuel, atuando poderosamente como governante de fato da Armênia, casou Arsaces III com sua filha Vardanduxt e ele casou Vologeses III com a filha de Sahak do influente clã dos Bagratuni. O governo de Mamikonian trouxe certa paz e estabilidade à Armênia tendo Manuel governado o país com sabedoria. Embora tivesse as rédeas do poder em suas mãos, ele tratou Arsaces III, Vologeses III e Zarmandukht com toda honra. Arsaces III e Vologeses III foram tratados por Manuel como se fossem seus próprios filhos. No ano de 383 o rei sassânida Sapor III enviou vários presentes régios para Manuel e vários membros da aristocracia da Armênia. Isto incluiu uma coroa em um manto real para Zarmandukht e um corpo de cavalaria comandado pelo marzban (governador de fronteiras) Suren . Manuel permaneceu neutro em relação aos romanos e persas. No campo religioso, Arsaces e Vologeses III seguiram a linha teológica (arianismo) de seus predecessores. Mesmo o cristianismo sendo a religião oficial da Armênia, havia resquícios de muitas práticas pagãs como adoração ao sol e casamentos endogâmicos e a presença do zoroastrismo, a religião oficial do Império Persa Sassânida, da qual um certo Katir era zeloso sacerdote e proselitista na Armênia. Se registra que em Bhagavan havia um templo do fogo (zoroastriano) onde foram destruídas estátuas ali colocadas por Vologeses III. Em 386, Vologeses morreu sem deixar herdeiros e Arsaces III tornou-se o único governante da Armênia. Manuel Mamikonian morreu na mesma época. Diz-se que Arsaces III e sua esposa Vardanduxt deram assistência ao velho regente antes de seu falecimento. Manuel era o verdadeiro esteio político da Armênia. A posição de Arsaces III se enfraqueceu devido às ameaças de invasão persa e dos conflitos internos das belicosas famílias da nobreza armênia. O governo persa de Sapor III era tolerante para com os cristãos (Sapor II os perseguia). Isso deve ter contribuído para estabilizar as relações com os romanos bem como se conciliar com os armênios.

Partição da Armênia
Por fim, em 387, o Império Romano na pessoa do imperador Teodósio e o Império Sassânida na pessoa do rei Sapor III chegaram a um acordo. A Armênia, em turbulência após a morte de Manuel Mamikonian, estando nas mãos de um rei jovem e incapaz, tinha que ser dividida entre seus dois vizinhos mais poderosos. O processo foi facilitado pelas disputas contínuas dentro do reino, onde alguns da nobreza davam seu apoio a Arsaces III, enquanto outros preferiram um governante nomeado pelos persas. Teodósio estaria livre para dar suas atenções para o Ocidente e transferir suas tropas, agora que seu flanco oriental estaria seguro. Não obstante, o historiador armênio Vahan M. Kurkjian em sua A History of Armenia entende que essa decisão de Teodósio foi imprudente: “Os acontecimentos posteriores demonstraram falta de sabedoria de Roma em trair a Armênia. O Império era agora um vizinho imediato e alvo aberto para o ataque persa e posterior a irrupção dos árabes.” Não obstante, por causa de sua ortodoxia religiosa (católica) o imperador Teodósio está entre os santos da Igreja Armênia. Já o historiador Geoffrey B. Greatrex no artigo The Background and Aftermath of the Partition of Armenia in A.D. 387 do Boletim de História Antiga da Universidade de Ottawa entende que a divisão da Armênia removeu a maior fonte de disputa entre os dois Impérios. As tensões poderiam facilmente ter aumentado cada vez mais e além disso, resolvido esse antigo dilema, persas e romanos poderiam se dedicar a seus problemas internos. O tratado de partição da Armênia é comumente referido como Paz de Acisilene.
Pièce du règne de Shapur III
Sapor III e Teodósio
Enfim, em 387, data usualmente considerada como a da partição da Armênia, Arsaces III manteve-se no governo da Armênia Ocidental, uma porção pequena da antiga Armênia que ia de Karin (futura Teodosiópolis e atual Erzurum) até Mush (na atual Turquia) e residia em Acisilene (Ekeleac). A porção oriental foi governada por Khosrov IV, também um membro da casa dos Arsácidas, designado pelo rei sassânida. Mais tarde em 389 Arsaces III morre, sem deixar um herdeiro. Teodósio, em vez de nomear outro rei, envia ao país um comes Armeniae (conde da Armênia, governador). Assim, a Armênia Ocidental foi anexada e tornou-se uma província do Império Romano do Oriente (Bizantino). Arsaces III foi o último rei armênio vassalo do Império Romano. A monarquia armênia segue agora no lado oriental (também chamado de Persarmênia, Parskahayastan) sob a suserania dos Sassânidas onde um ramo da dinastia dos Arsácidas ainda “governará” por algumas décadas até se tornar definitivamente uma província do Império Persa.
File:Persian Armenia.gif
A Armênia após a morte de Arsaces III: a parte ocidental virou parte do Império Romano
do Oriente (Bizantino) e a oriental a chamada Persarmênia

FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Arshak_III
http://en.wikipedia.org/wiki/Vologases_of_Armenia
http://penelope.uchicago.edu/Thayer/E/Gazetteer/Places/Asia/Armenia/_Texts/KURARM/19*.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Zarmandukht
http://aix1.uottawa.ca/~greatrex/armenia.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Vardanduxt
http://www.panoramio.com/photo/23311259
http://en.wikipedia.org/wiki/Roman_Armenia
http://en.wikipedia.org/wiki/Persian_Armenia
http://www.iranicaonline.org/articles/ekeleac


Nenhum comentário:

Postar um comentário