terça-feira, 12 de março de 2013

MERUZHAN ARTSRUNI (369-370 d.C.)

Meruzhan Artsruni (armênio: Մերուժան Արծրունի) foi um nakharar (senhor feudal armênio) da família Artsruni. Ele foi um dos nobres armênios partidários da aliança da Armênia com os persas em vez de com os romanos. Ele viveu nas décadas seguintes a conversão oficial da Armênia ao cristianismo (na época a religião mais favorecida pelo Império Romano), mas se manteve um fiel no zoroastrismo, a religião oficial do Império Persa Sassânida. Quando o rei persa Sapor II invadiu a Armênia nos 360 da era cristã, Meruzhan e vários outros senhores armênios desertaram para a Pérsia e posteriormente ajudaram a Sapor II invadir os distritos de Sofene e Akilisene. O rei armênio Arsaces II (Arshak II) fugiu para as montanhas, mas o ataque persa foi repelido com êxito pelo general Vasak Mamikonian.
Տեսարան ԱԶՆՎԱՑ ՁՈՐԻՑ = AZNVATS DZOR's (Noble's gorge) panorama at Aghdznik region of ARMENIA = Местечко АЗНВАЦ-ДЗОР в Ахдзнике
Região de Aghdznik, Turquia, a antiga Arzanene armênia, região ocupada pelos persas após 363 d.C.
Em muitas histórias armênias, incluindo a de Fausto de Bizâncio, Meruzhan é visto como um traidor, e diz-se que a ele foram prometidas riquezas e o governo da Armênia pelo rei persa. Alguns, no entanto, afirmam que ele se via como um governante a exercer os seus poderes legais para combater o crescimento do cristianismo. Apesar do suicídio de Arsaces II na prisão persa, a ocupação do país por Sapor II não estava assegurada. A rainha armênia Pharantzem manteve uma resistência nativa na fortaleza de Artogerassa e antes de sucumbir enviou seu filho Pap para a corte do imperador romano Valente. Com o apoio dos romanos Pap é restaurado ao trono em 370. Segundo o historiador Thomas Arçrouni, Merouzhan foi morto durante a restauração de Pap pelo general armênio Sembat Bagratuni que impôs a ele uma coroa de ferro.

FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Meruzhan_Artsruni
http://fr.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9rouzhan_Ier_Ar%C3%A7rouni
http://www.tumblr.com/tagged/mt%20ararat

Nenhum comentário:

Postar um comentário