sexta-feira, 27 de julho de 2012

HISTÓRIA - PARTE I

Os Armênios 
Os armênios (em armênio Հայեր, Hayer) são um povo originário do Oriente Próximo que falam o idioma armênio, pertencente à família das línguas indoeuropeias. O povo armênio nasceu e se desenvolveu ao longo dos séculos na região do Cáucaso e do planalto da Armênia, que fica entre o Cáucaso, o planalto do Irã e a península da Anatólia. Uma grande concentração de armênios permaneceu na região, especialmente na Armênia moderna (a República da Armênia), mas muitos estão espalhados pelo mundo (a chamada Diáspora Armênia). Os armênios tiveram uma presença significativa em países como Rússia, Geórgia e Irã, devido à sua proximidade. Essa diáspora fez com que algumas personalidades de origem armênia tivessem relevância em vários países do mundo.
Localização da atual Armênia
Destacados nas artes, esportes ou políticas, vários países ocidentais têm nos armênios grandes referências: na França, o cantor Charles Aznavour, um dos maiores cantores do país, e o ex-piloto de Fórmula 1, Alain Prost; nos Estados Unidos da América, a banda de metal System of a Down, formada por descendentes de armênios, a atriz e cantora Cher, filha de um caminhoneiro refugiado armênio, e o escritor de contos William Saroyan, famoso por suas histórias curtas e tocantes; no Brasil, os atores Aracy Balabanian e Stepan Nercessian, o qual atualmente ocupa o cargo de deputado federal, conseguiu da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, quando era vereador desse município, o reconhecimento oficial ao genocídio armênio e aos seus 1,5 milhão de mortos. Ao longo de sua história, os armênios constituíram vários Estados (reinos, satrápia, emirado, república), mas o presente blog se destina a falar do período da Antiguidade Clássica. 
Jovens armênios em trajes folclóricos

O Reino da Armênia na Antiguidade 
O antigo reino da Armênia foi uma monarquia independente do século VI a.C. ao século V d.C. constituída pelo povo armênio. É também conhecido como reino da Grande Armênia para ser diferenciado do reino da Pequena Armênia ou Armênia Sofene. Por volta do ano 570 a.C., o reino da Armênia já estava estabelecido sob a dinastia dos Orôntidas. O reino alcançou seu maior tamanho entre 95 e 66 a.C., no reinado de Tigranes, o Grande, tornando-se um dos mais poderosos reinos da região. Nesse período o reino é também designado como Império Armênio. Ao longo da história, o reino da Armênia gozou de períodos de independência alternados com períodos de submissão aos impérios contemporâneos. Devido à sua posição estratégica entre dois continentes (Europa  e Ásia), a Armênia foi invadida por diversos povos, incluindo assírios, gregos, romanos, bizantinos, árabes, mongóis, persas, turcos otomanos e russos.
Moeda armênia do século I a.C. com a
efígie do rei Tigranes, o Grande

Primórdios
 O nome nativo pelo qual os armênios designam seu país é Hayk, que é o nome do epônimo dos armênios e fundador da nação. Segundo o historiador armênio Moisés de Khoren (c. 410-490 d.C.), Hayk, patriarca dos armênios e trineto do personagem bíblico Noé, foi quem defendeu seu povo do rei babilônio Bel e estabeleceu seu povo na região das montanhas do Ararat. Porém, a mais remota origem do nome é incerta. Na Idade Média foi aumentado para Hayastan, pela adição do sufixo -stan que significa ‘terra, país’. O exônimo Armênia aparece pela primeira vez em persa antigo na inscrição de Behistun (515 a.C.) como Armina. Em grego, Ἀρμένιοι (Armenioi, armênios) aparece pela primeira vez numa inscrição atribuída a Hecateu de Mileto (m. 476 a.C.). As duas aparições na mesma época atestam a que o nome era empregado realmente naquela época. Heródoto (440 a.C.) escreveu que "os armênios eram equipados como colonos frígios" (História 7.73). Algumas décadas depois, o general grego Xenofonte, na guerra contra os persas, descreve muitos aspectos do cotidiano das vilas armênias e a sua hospitalidade. Ele relata que o povo fala uma língua que, para seus ouvidos, assemelhava-se ao persa.
Hayk, segundo ilustração de G. Xanjean
Armênia está situada nas montanhas que cercam as montanhas de Ararat, sobre a qual a Arca de Noé encalhou após o dilúvio segundo a Bíblia Sagrada (Gênesis 8:4). Há evidências de uma inicial civilização avançada na Armênia na Idade do Bronze, que data de cerca de 4000 a.C. Recentes estudos arqueológicos encontram o mais antigo sapato  e saia de couro do mundo e a mais antiga instalação para produção de vinhos conhecida.
O mais antigo sapato de couro conhecido
Mais antigo, mais antigo ou do mundo, do equipamento de vinificação conhecidas, incluindo uma prensa de vinho (foto), como identificado por um UCLA / National Geographic Society escavação
A mais antiga instalação para produção de vinho conhecida
Vários estados da era de bronze floresceram na área da Grande Armênia, incluindo o Império Hitita (no auge de seu poder), Mitani (sudoeste da Armênia histórica) e Hayasa-Azzi (1500-1200 a.C.). O povo Nairi (séculos XII – IX a.C.) e o Reino de Urartu (1000-600 a.C.) sucessivamente estabeleceram a sua soberania sobre o planalto armênio. Cada uma das nações e tribos acima mencionados participaram da etnogênese do povo armênio. Uma grande inscrição lapidar cuneiforme encontrada em Yerevan, a atual capital da Armênia, foi fundada no verão de 782 a.C. pelo rei Argishti I de Urartu. Yerevan é a mais antiga cidade do mundo a ter documentado a data exata de sua fundação.
File:13-Urartu-9-6mta.gif
O Reino de Urartu
Inscrição cuneiforme relatando a fundação de Erebuni (atual Yerevan)
File:Erebuni SE Entrance.JPG
Ruínas da fortaleza de Erebuni
Yerevan, capital da Armênia, a antiga Erebuni. Ao fundo, a montanha Ararat

FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Armenia
http://en.wikipedia.org/wiki/Kingdom_of_Armenia_(antiquity)
http://en.wikipedia.org/wiki/Nakharar
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arm%C3%AAnia http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Arm%C3%AAnia
http://www.cuarts.com/tickets/calendar/calendarDetail1.php?startDate=20081004
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Tigran_Mets.jpg
http://www.armenianhighland.com/kings/chronicle570.html
http://articles.cnn.com/2010-06-09/world/armenia.old.shoe_1_shoe-cave-leather?_s=PM:WORLD
http://news.nationalgeographic.com/news/2011/01/110111-oldest-wine-press-making-winery-armenia-science-ucla/
http://en.wikipedia.org/wiki/Yerevan
http://en.wikipedia.org/wiki/Urartu

2 comentários: