quinta-feira, 2 de agosto de 2012

ARDASHIR (Século V a.C.)

Ardashir Orôntida da Armênia (em língua armênia Արտաշիր, Artashir) foi um rei da Grande Armênia da dinastia orôntida. Reinou na segunda metade do século V a.C. e foi antecedido por Hidarnes III Orôntida e sucedido no comando da Armênia pelo sátrapa persa Orontes I. Um dos raros relatos sobre Ardashir foi que antes de sua morte, ele reuniu seus filhos e disse-lhes que era dever de cada rei da dinastia orôntida a construção de pelo menos um canal de água, que teria que durar séculos, mas que ele não tinha conseguido construir um, de modo ele deixou toda a sua fortuna para seus filhos para que eles o construíssem por ele.
Representação de um armênio pagando tributo num
relevo do palácio persa de Persépolis
O primeiro período da dinastia orôntida (séculos VI e V a.C.) é considerado em sua maior parte mítico e lendário cujas informações baseiam-se quase que exclusivamente na obra História da Armênia de Moisés de Corene escrita quase mil anos depois desses acontecimentos no século V d.C. Sabe-se por outras fontes que a Armênia desse período é uma satrápia (província) ou na melhor das situações um estado vassalo que paga tributo ao Império Persa. O período seguinte tem mais fundamentação histórica, porém inicia-se não com um rei, mas por um sátrapa (governador subordinado ao rei do Império Persa): Orontes.

FONTES:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ardashir_Or%C3%B4ntida
http://en.wikipedia.org/wiki/Ardashir_Orontid
http://hy.wikipedia.org/wiki/%D4%B1%D6%80%D5%BF%D5%A1%D5%B7%D5%AB%D6%80_%D4%B5%D6%80%D5%BE%D5%A1%D5%B6%D5%A4%D5%B8%D6%82%D5%B6%D5%AB

Nenhum comentário:

Postar um comentário