domingo, 28 de outubro de 2012

TIRIDATES I (Primeiro reinado, 54-60 d.C.)

Tiridates I (em armênio Տրդատ Ա, Trdat A) foi rei da Armênia e fundador da dinastia Arshakuni, isto é, a linha armênia da dinastia parta dos Arsácidas que governava o Império Parto. Alguns arsácidas já haviam governado brevemente a Armênia, mas é com Tiridates que essa família dinástica inicia um governo permanente sobre a Armênia até o fim do reino em 428 d.C. As datas do nascimento e morte de Tiridates são desconhecidas. Seu reinado teve dois períodos: 54 a 60, quando foi substituído por Tigranes V, mas depois voltou ao trono e governou entre 63 e 72. Além de ser um rei, Tiridates também era um sacerdote zoroastriano e foi acompanhado por outros magos em sua viagem a Roma em 66 d.C. Tiridates era filho do rei parto Vonones II com uma concubina grega e irmão do rei Vologases I. Praticamente nada se sabe sobre sua infância e juventude, a qual ele passou na Média, onde seu pai foi governador sob o reinado do rei Gotarzes II.
File:Tiridates.jpg
Estátua de 1627  no Museu de Versalhes,  França,
representando o rei armênio Tiradates I
O nome Tiridates significava “dado por Tir". Tir era um deus armeno-parto da ciência, literatura e arte baseado no deus Tishtrya mencionado no Avesta (parte da escritura sagrada do Zoroastrismo) e sincretizado com o deus grego Apolo. No início do século 20, o historiador belga Franz Cumont especulou que Tiridates foi fundamental para o desenvolvimento do mitraísmo que, segundo ele, era simplesmente o zoroastrismo romanizado. Tiridates é um dos principais personagens da ópera Radamisto de George Frideric Handel e da ópera Octavia de Reinhard Keiser.
Moeda com a efígie do rei parto Vonones II,
pai de Tiridates I da Armênia

A Armênia antes de Tiridates I
O último grande momento da Armênia se dera há quase 100 anos no reinado de Tigranes II, o Grande (95-55 a.C.) quando o país erigiu um pequeno e breve império no Oriente Médio. Com a ascensão do Império Romano e do Império Parto, a Armênia passou a ser disputada pelas potências emergentes devido a sua posição estratégica. Uma longa crise dinástica surgiu onde o trono armênio ora era ocupado por um rei favorecido por Roma, ora por um rei favorecido pela Pártia. A antiga dinastia armênia dos Orôntidas fora deposta e reis não armênios oriundos das variadas casas reais do Oriente se assentavam no trono de Artaxata, a capital. Os antecessores de Tiridates, foram príncipes oriundos da casa real da Ibéria Caucasiana (atual Geórgia), Mitrídates e Radamisto. Em 51, o procurador romano da Capadócia, Júlio Peligno, invadiu a Armênia e devastou o país, então governado pelo usurpador ibérico Radamisto. Radamisto matou Mitrídates, seu tio, que era o rei da Armênia, atraindo-o da guarnição romana que estava protegendo-o do lado de fora da fortaleza de Gornea (atual Garni, Armênia).
File:Roman East 50-en.svg
O reino da Armênia em cerca de 50 d.C.
Agindo sem instrução do governo imperial, Peligno reconheceu Radamisto como o novo rei da Armênia. O governador da Síria, Umídio Quadrato, enviou Helvídio Prisco com uma legião para intervir na questão, mas ele foi chamado de volta para não provocar uma guerra com a Pártia, que podia interpretar o deslocamento militar como um ato de guerra. Em 52, o rei parto Vologases I aproveitou a oportunidade e invadiu a Armênia conquistando Artaxata (atual Artashat) e proclamou Tiridates, que era seu irmão mais novo, como rei. Esta decisão violou o tratado que havia sido assinado pelo imperador romano Augusto e o rei parto Fraates IV, que deu aos romanos o direito explícito de nomear e coroar os reis da Armênia. Vologases considerou que o trono da Armênia tinha sido uma vez propriedade de seus ancestrais e que agora fora usurpado por um monarca estrangeiro (Radamisto)  por meio de um crime.
Região da antiga Artaxata (Artashat) na Armênia

Tiridates Rei e a Guerra contra os Romanos
Uma epidemia de inverno bem como uma insurreição iniciada por seu filho Vardanes obrigou Vologases a retirar suas tropas da Armênia permitindo que Radamisto voltasse e punisse os nativos como traidores. Os armênios finalmente se revoltaram e chamaram o príncipe parto Tiridates no início de 54. Radamisto escapou junto com sua esposa Zenóbia que estava grávida. Não sendo possível continuar fugindo, ela pediu ao marido para acabar com sua vida em vez de ser capturada. Radamisto a esfaqueou com um punhal e jogou seu corpo no rio Araxes. Entretanto, Zenóbia não foi fatalmente ferida e foi resgatada por pastores que a enviaram para Tiridates. Tiridates a recebeu gentilmente e a tratou como uma rainha. Radamisto voltou para a Ibéria e logo foi condenado à morte por seu pai Farasmanes I por ter atentado contra sua autoridade.
File:Nicolas Poussin- Queen Zenobia Found on the Banks of the Arax.JPG
Zenóbia encontrada pelos pastores na obra de Nicolas Poussin
Insatisfeito com a crescente influência dos partos em sua vizinhança, o imperador romano Nero enviou o general Corbulo com um grande exército para o Oriente a fim de restaurar a Armênia como um estado vassalo de Roma. A Aristóbulo, pertencente a dinastia judaica dos Hasmoneus, foi dada a Armênia Menor (Nicópolis e Satala) e Soemo (Sohaemus) de Emesa recebeu a Armênia Sofene. Na primavera de 58, Corbulo entrou na Grande Armênia a partir da Capadócia e avançou em direção a Artaxata, enquanto Farasmanes I da Ibéria atacou a partir do norte e Antíoco IV de Comagene atacou desde o sudoeste. Apoiado por seu irmão, Tiridates contra-atacou. Corbulo revidou usando as tribos dos moschoi que invadiram as regiões periféricas da Armênia. Tiridates fugiu da capital e Corbulo queimou Artaxata até o chão. No verão, Corbulo começou a se mover em direção a Tigranocerta através do terreno acidentado e passou por Taronitida (Taron), onde vários de seus comandantes morreram em uma emboscada feita pela resistência armênia. No entanto, a cidade abriu suas portas, com a exceção de uma das cidadelas, que foi destruída no ataque que se seguiu. A esta altura a maioria dos armênios tinham abandonado resistência e aceitou o príncipe favorecido por Roma, Tigranes VI.
Reino de Armenia durante la epoca de la intervención de Corbulón.
A Armenia sob o primeiro reinado de Tiridates

FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Tiridates_I_of_Armenia
http://sitemaker.umich.edu/mladjov/files/armenian-rulers3.pdf
http://en.wikipedia.org/wiki/Roman-Parthian_War_of_58%E2%80%9363

Nenhum comentário:

Postar um comentário