segunda-feira, 6 de agosto de 2012

MITRENES (331-323 e 321-317 a.C.)

Mitrenes (em armênio Միհրան, Mihran; em grego Mιθρένης, Mithrénes) era filho de Orontes II, sátrapa da Armênia. Quando da invasão greco-macedônia ao Império Persa em 334 a.C., Mitrenes era o comandante armênio da guarnição persa da cidadela de Sardes na Lídia. Após a batalha do rio Grânico (atual Biga Çayi na Turquia) em junho do mesmo ano, onde as forças helênicas obtiveram sua primeira grande vitória sobre os persas, Mitrenes entregou-se voluntariamente a Alexandre, o Grande, e foi tratado por ele com grande distinção. O sátrapa da Lídia, Espitidates, pereceu no combate contra os macedônios e Mitrenes deve ter achado vantajoso passar para o lado vencedor. Acompanhado dos cidadãos mais distintos da cidade de Sardes, Mitrenes encontrou-se com Alexandre e entregou-lhe a cidade bem como seus tesouros, o que permitiu ao Conquistador macedônio prosseguir sua marcha pelo Oriente.
Ruínas da antiga Sardes, onde Mitrenes comandava a guarnição persa
Ele lutou por Alexandre em Gaugamela (331 a.C.), onde acabou lutando contra um exército que incluía seu próprio pai, Orontes II. Depois da batalha, Alexandre nomeou-o sátrapa da Armênia, como seu pai havia sido. Não está claro, entretanto, se Mitrenes realmente conseguiu assumir o controle de sua satrápia. Segundo o historiador romano Quinto Cúrcio (século I d.C.), em seu discurso proferido na cidade de Hecatompylos (atual Saddarvazeh no Irã) em 330 a.C, Alexandre, o Grande, relaciona a Armênia entre as terras conquistadas pelos macedônios, o que implica que Mitrenes conseguiu conquistá-la; por outro lado, outro historiador romano, Marco Justino (século II d.C.), reproduzindo o texto de Pompeio Trogo (século I a.C.) indica, a partir de um discurso atribuído ao rei Mitridates VI do Ponto, que Alexandre não conquistara a Armênia. 
File:Ayghr lake.jpg
Lago Aygerlich, Armênia, na província de Armavir, região onde fica a cidade de Armavir,
 a capital da Armênia nos dias de Mitrenes
Em resumo, Mitrenes governou a Armênia em nome do novo regime da Macedônia. No entanto, após a morte de Alexandre III em 323, o general Pérdicas torna-se regente do Império Macedônico em nome dos reis Filipe III Arrideu e Alexandre IV. Na Partição de Babilônia o macedônio Neoptólemo foi feito o novo sátrapa da Armênia governando-a de 323 a 321 a.C. Após a morte de Neoptólemo, e as lutas acontecendo entre os Diádocos (sucessores de Alexandre, o Grande) parece que Mitrenes não só voltou a sua terra natal, mas declarou-se rei da Armênia, governando-a até 317 a.C. quando foi sucedido por seu filho Orontes III. Na reorganização da administração do Império Alexandrino feita na cidade síria Triparadiso em 321 a Armênia já não é mencionada com parte dos territórios distribuídos o que indica sua independência dos greco-macedônios.

FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Mithrenes
http://fr.wikipedia.org/wiki/Mithr%C3%A9n%C3%A8s
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Ayghr_lake.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário