terça-feira, 7 de agosto de 2012

NEOPTÓLEMO (323-321 a.C.)

Neoptólemo (em grego Νεoπτόλεμος, Neoptólemos, ‘novo guerreiro’) foi um oficial macedônio de Alexandre, o Grande, e sátrapa (governador) da Armênia de 323 a 321 a.C. De acordo com o historiador Arriano ele pertencia à família dos Eácidas, então ele provavelmente estava relacionado com a dinastia dos reis do Épiro, reino helenístico ao noroeste da Grécia. Neoptólemo é mencionado como servindo entre os guardas reais (hetairoi) macedônios. Quando da campanha de Alexandre, o Grande, contra o Império Persa, Neoptólemo distinguiu-se particularmente no cerco de Gaza (332 a.C) no qual ele foi o primeiro a escalar as muralhas da cidade. Pouco foi escrito sobre ele durante as campanhas posteriores de Alexandre, no entanto, ele parece ter ganhado uma reputação como um soldado capaz.
O cerco de Gaza por Andre Castaigne
Na divisão das províncias, após a morte de Alexandre, o Grande (a chamada Partição de Babilônia), Neoptólemo obteve o governo da Armênia em 323 a.C. substituindo, assim, o sátrapa anterior, Mitranes, que fora estabelecido pelo próprio Alexandre em 331 como recompensa por serviços prestados. No entanto, como ele tinha uma reputação de ser inquieto e agitado, Pérdicas, o regente do Império Macedônico, observava-o com desconfiança. Assim, em 321 a.C, quando os Pérdicas partiu para o Egito para enfrentar o sátrapa Ptolomeu, ele colocou Neoptólemo sob o comando de Eumenes, sátrapa da Capadócia, que foi ordenado a exercer uma vigilância especial sobre Neoptólemo. As suspeitas de Pérdicas acabaram por confirmarem-se: Neoptólemo imediatamente entrou em correspondência com Crátero e Antípatro, dirigentes macedônios hostis a Pérdicas; e, ao ser ordenado por Eumenes para acompanhá-lo com o seu contingente, Neoptólemo se recusou a cumprir essa ordem. Em resposta, Eumenes imediatamente marchou contra ele, derrotou o seu exército e obrigou todos os soldados macedônios no seu serviço a fazer o juramento de fidelidade a Pérdicas.
O Império Alexandrino e seus primeiros conflitos internos em 322 a.C. Neoptólemo governa a Armênia
 Neoptólemo conseguiu escapar com um pequeno corpo de cavalaria e se juntou a Crátero, a quem persuadiu a marchar imediatamente contra Eumenes, enquanto ele ainda estava comemorando sua vitória e despreparado para um novo ataque. Mas, seu adversário cauteloso não foi pego de surpresa e encontrou seus inimigos em uma batalha campal. Durante esta batalha, Neoptólemo comandou a ala esquerda, onde ele enfrentou o próprio Eumenes; os dois líderes, que eram amargos inimigos pessoais, procuraram-se mutuamente durante a batalha e engajaram-se em um único combate, no qual, depois de uma luta desesperada, Neoptólemo foi morto por Eumenes (321 a.C.). Com a morte de Neoptólemo a Armênia passa nominalmente para o controle de Eumenes. No entanto, quando da reorganização do Império Macedônico em 321 na cidade síria de Triparadiso a Armênia não é mencionada e Eumenes, assumindo o comando da facção de Pérdicas, que morrera no Egito, segue sua luta contras os demais generais de Alexandre, o Grande, sem interferir na Armênia. Mitranes, o antigo sátrapa, reassume o governo com certo grau de autonomia que pode-se lhe atribuir o poder régio já que não é subordinado a ninguém. Ele morre em 317 e seu filho Orontes III vai governar a Armênia como rei.

FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Neoptolemus_(general)
http://es.wikipedia.org/wiki/Neopt%C3%B3lemo_(general)
http://es.wikipedia.org/wiki/Eumenes_de_Cardia


Nenhum comentário:

Postar um comentário