domingo, 14 de outubro de 2012

ARTAXIAS III ZENON (18-34 d.C.)

Polemon I, rei do Ponto, pai de Artaxias III
Artaxias III, também conhecido como Artaxes, Zeno-Artaxias ou Artashes (em grego Άρταξίας, Artaxias; em armênio Արտաշես Երրորդ, Artashes Yerrord [terceiro]) foi um príncipe do Bósforo, Ponto, Cilícia, Capadócia e rei da Armênia sob a tutela romana entre 18 e 34 a.C. O nome de nascimento de Artaxias III era Zenon (em grego Ζήνων). Ele foi o primogênito do casal real do Ponto Polemon I e Pitodorida, reis clientes de Roma. Seus irmãos mais novos foram Polemon II do Ponto, que sucedeua sua mãe e tornou-se o último governante do Ponto, e Antônia Trifena que era rainha da Trácia, esposa de do rei trácio Cótis VII. Embora Zenon fosse grego asiático por nascimento, sua família tinha raízes na aristocracia romana. Sua avó paterna é desconhecida, porém poderia ter tido o nome de Trifena, como indica o nome de sua neta, enquanto seu avô paterno era Zenon, um orador de destaque e aristocrata, que foi um aliado do triúnviro e general romano Marco Antônio. Seus avós maternos eram Pitodoro de Trales e Antônia, gregos ricos e amigos do célebre triúnviro e general romano Cneu Pompeu. Zenon recebeu esse nome em referência a seu avô paterno. Através de sua avó materna era um descendente direto de Marco Antônio e sua segunda esposa, Antônia Híbrida Menor.
Marco Antônio
Através de seu parentesco com Marco Antônio, Zenon tinha laços familiares com a rainha Cleópatra Selene II da Mauritânia bem como do rei Ptolomeu da Mauritânia e da princesa Drusila da Mauritânia. Ainda através de Antônio, ele era um primo distante de imperadores romanos Calígula, Cláudio e Nero e das imperatrizes Valeria Messalina, Agripina, a Jovem, e Claudia Otávia. O pai de Zenon morreu em 8 a.C. Sua mãe se casou com o rei Arquelau da Capadócia. A família se mudou para a Capadócia e ele junto com seus irmãos foram criados na corte de seu padrasto. Arquelau morreu em 17 d.C. Depois de sua morte, sua mãe e Polemon II voltaram para o reino do Ponto. Não obstante sua herança greco-romana, Zenon, desde sua infância, gostava de copiar os costumes, as roupas e também adorava caçar e festejar, junto com outros passatempos associados, com os armênios. Em 18, o rei armênio anterior, Orodes, de origem parta, foi deposto. Nessa época, o general romano Germânico foi enviado de Roma com a missão de parar as invasões do partos na Armênia. As duas facções rivais no país finalmente acordaram que Zenon fosse como ocupante do trono, uma vez que tinha graça aos olhos dos armênios e ele mesmo era simpatizante do país e seu povo.
Guerreiros partos
Germânico, ao chegar em Artaxata (Artashat), a capital armênia, colocou a tiara real na cabeça de Zenon na presença de uma grande multidão e a nação prestou homenagens ao novo monarca, aclamando-o pelo nome de Artashes, o terceiro monarca armênio com esse nome, e passou a história ocidental como Artaxias III. O nome foi provavelmente escolhido para vinculá-lo ao rei Artaxias I, fundador da dinastia nativa anterior. A escolha de Zenon foi inteligente aos olhos romanos, pois combinou a aprovação do povo armênio com a tutela do Império Romano. Tendo concretizado esse hábil jogo diplomático, Germânico foi homenageado pelo Senado romano que também confirmou a coroação de Artaxias III. Ele reinou de 18 até sua morte em 35. Foi um reinado tranquilo e sem as costumeiras intervenções dos partos. Artaxias nunca se casou nem teve filhos e quando de seu falecimento o rei Artabano II da Pártia interveio e impôs seu filho Arsaces como o novo rei.
Inscrição em latim encontrada em Artashat onde se faz referência ao imperador romano 
FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Artaxias_III
http://fr.wikipedia.org/wiki/Artaxias_III_Z%C3%A9non
http://penelope.uchicago.edu/Thayer/E/Gazetteer/Places/Asia/Armenia/_Texts/KURARM/15*.html
http://www.iranchamber.com/history/parthians/parthian_army.php
http://www.armenian-history.com/images/pictures_photos/Artashat-monuscripts.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário